segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O Jardim Botânico é um espaço para a hidroalfabetização



A Califórnia passa por uma seca severa desde 2010. O estado colocou em prática várias iniciativas para dar respostas à questão. Uma delas é o programa de incentivo a jardins com plantas que consomem pouca água. Esse programa se baseia na aplicação prática de conhecimentos especializados, com o suporte da botânica, climatologia, biogeografia, ecologia, agronomia, técnicas de irrigação.
Há vários jardins botânicos no estado. Eles cumprem importante papel educativo e ajudam a criar uma cultura sobre as plantas e suas demandas por água. No Jardim Botânico de San Diego as crianças têm à sua disposição um ABC da fito-alfabetização, no qual aprendem os nomes das espécies e como identificá-las. Ali, o conhecimento sobre as plantas é transmitido de modo lúdico e agradável para pessoas de todas as idades.
 
O Jardim Botânico dissemina conhecimentos sobre o clima da região do sul da Califórnia e sobre as mudanças climáticas, que trarão menos chuva e impactarão a oferta e o suprimento de água no longo prazo. A Califórnia é um dos cinco lugares do mundo com clima mediterrâneo. Sua vegetação nativa tem as características positivas de ser adaptada ao clima, ao solo, à baixa pluviosidade.


No Jardim Botânico de San Diego divulga-se o conhecimento sobre as espécies nativas daquele clima mediterrâneo e semi árido e sobre as suas qualidades em termos de demanda de água. Mostram-se em destaque as plantas que habitam os ambientes costeiros e semiáridos, realçam-se e valorizam-se sua beleza, charme e graça, no sentido de criar uma predisposição cultural favorável a seu uso no paisagismo e nos jardins. Estimula-se o plantio delas e também se dão informações práticas sobre como podem ser plantadas e cuidadas em sua manutenção.  Procura-se fortalecer um novo padrão estético combinado com o aspecto da ética ecológica, de reduzir o consumo excessivo da água. 


Placas educativas recomendam o trabalho cooperativo e o uso de plantas tolerantes à seca. Um aspecto enfatizado é o uso de água reciclada para regar as plantas, que não deve ser bebida. Os sistemas de irrigação usados no Jardim Botânico de San Diego servem como referências para as transformações que vem sendo feitas em jardins e quintais privados ou públicos.
A partir de conhecimentos técnicos e científicos e de um processo de adaptação estética e cultural,  o modelo de paisagismo e jardinagem na Califórnia é ajustado à situação de seca e estresse hídrico que tende a perdurar e se acentuar no futuro, no contexto das mudanças climáticas.


Nenhum comentário: