segunda-feira, 6 de junho de 2016

Origem da água na Terra

Há várias hipóteses para a origem da água existente na Terra.  Alguns propõem que ela surgiu a partir do choque de corpos celestes gelados provenientes da nuvem de Oort. Essa nuvem pode abrigar entre um e cem bilhões de cometas e asteroides,está  localizada a quase um ano-luz do Sol e sua parte externa define o limite gravitacional do Sistema Solar. A água  teria vindo especificamente do cinturão de Kuiper, existente para além da órbita de Netuno,  onde existem mais de 100 mil  corpos celestes.
Figura: Cinturão de Kuiper e a nuvem de Oort. Fonte: Wikimedia

Outros estudos astronômicos propõem que ela tenha vindo do cinturão de asteroides situado entre as órbitas de Marte e de Júpiter e do grupo dos asteróides troianos na órbita de Júpiter, conforme a figura . 
Figura: Cinturão de asteroides. Fonte: Wikimedia

A água viaja pelo espaço nas caudas dos cometas e é aspergida sobre os corpos celestes que passam por suas órbitas. A hipótese da panspermia os vê como espermatozoides cósmicos que fecundam os corpos celestes (óvulos) em seu caminho e ali criam as condições para florescer a vida.
A água está na cosmosfera, na cauda gelada dos cometas, nos corpos celestes que a trouxeram para a Terra.
A Terra tornou-se um lugar com água em estado líquido, atmosfera, solo fértil, elementos favoráveis à vegetação e à vida animal. Tornou-se um oásis com condições ambientais propícias ao surgimento e evolução da vida, no deserto dos espaços siderais interplanetários.
Os campos gravitacionais da lua e do sol influem sobre os líquidos na terra, sobre as marés, a seiva no interior das árvores. Os ciclos lunares de 28 dias correspondem aos ciclos menstruais nas mulheres. As diversas fases da lua têm distintos efeitos de atração sobre os líquidos na Terra. O cosmos é origem da água, que se formou na junção do hidrogênio com o oxigênio. Ao mesmo tempo o cosmos influencia seu comportamento na hidrosfera e na biosfera.
Figura: Esferas com volume total de água no planeta, com volume de água doce no solo, lagos, áreas úmidas e rios e a agua doce somente em lagos e rios. Fonte: US Geological Survey, Water Science School

A hidrosfera e a quantidade de água existente na Terra parecem ser grandes, pois se espalham sobre a superfície do planeta. Os mares e oceanos cobrem cerca de 70% dessa superfície. Entretanto, ao compararmos o volume total de água existente na Terra com o volume total da esfera terrestre, evidencia-se que ele é pequeno. A figura mostra esferas com o volume total de água no planeta; o volume de água doce no solo, lagos, áreas úmidas e rios; e a agua doce somente em lagos e rios. Caso a Terra tivesse o volume de uma bola de futebol, o volume de água nela contido seria comparável ao de uma bola de tênis, e o total de água doce seria menor do que o de uma bola de gude. A água doce em lagos e rios seria equivalente a uma cabeça de alfinete.
Toda a água existente na Terra é como uma pequena gota que pingou do cosmos.



Nenhum comentário: