quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Diversidade cultural e noodiversidade






A diversidade da consciência humana se revela em cada aspecto da cultura, da língua às religiões, da ciência a suas aplicações tecnológicas; da organização social às instituições.
Atualmente há cerca de 7.000 línguas faladas no mundo, distribuídas em famílias, troncos linguísticos, dialetos. Isso reflete o legado de milhares de anos de evolução cultural. (Figura). Na América do Sul, nove troncos agrupam as línguas precolombianas e a eles se superpuseram o português, o espanhol, o francês, o inglês trazidos pelos colonizadores europeus (Figura).

Figura -Distribuição atual das famílias de línguas. Fonte: Wikipédia


Figura - Troncos linguísticos sul americanos. Fonte: Wikipédia
O número de palavras cresce na medida das necessidades de comunicação e das novas realidades que precisam ser expressas. Neologismos surgem para expressar realidades novas.  A consciência humana se beneficia das ferramentas tecnológicas que colocam à sua disposição o grande acervo de conhecimentos produzidos pela espécie. Novas tecnologias de tradução automática se aperfeiçoam, permitindo tornar acessíveis e inteligíveis ideias, textos e falas em outros idiomas. Algumas línguas se tornaram muito disseminadas e bilhões de pessoas se comunicam por meio delas (Figura 5); outras são de domínio de poucos indivíduos; muitas se encontram em processo de extinção, tornando-se línguas mortas.
Figura 5- Como o mundo está conectado por meio das línguas. Fonte: Wikipédia
Outro campo da diversidade cultural é o das tradições religiosas. Elas se distribuem geograficamente de modo diferenciado. (Figura). Elas condicionam e moldam as crenças, as cosmovisões e visões de mundo, os valores pelos quais se comportam seus seguidores. Panteísmo, politeísmo, monoteísmo e ateísmo são as quatro grandes possibilidades em relação a esse tema. 

Figura – Religiões do mundo Fonte: Wikipédia
O desenvolvimento exterior, do mundo construído e a transformação do ambiente natural se fazem num ritmo impulsionado pelos avanços científicos e tecnológicos. O engenho humano produz avanços tecnológicos na robótica, na genética, na tecnologia da informação e nas nanotecnologias, entre outros campos[1]. (GARREAU, 2005) A informática ampliou a capacidade humana de transformar o planeta e de conectar as mentes individuais com o cérebro global. A capacidade dos cientistas de produzirem conhecimento e de promoverem sua divulgação ampla é essencial para influenciar na tomada de decisões.
O ser humano se agrupou coletivamente em clãs, tribos, pequenos reinos, estados-nação, impérios. Criou múltiplas organizações públicas ou privadas, instituições de governo, empresas, organizações sociais. Criou uma multiplicidade de leis, que consolidam usos e costumes e criam condições de contorno que influenciam o comportamento dos indivíduos.
Noodiversidade
 “A minha consciência tem milhares de vozes,
E cada voz traz-me milhares de histórias,
E de cada história sou o vilão condenado”
William Shakespeare.
Somos mais de sete bilhões de indivíduos no planeta. Diferentes estágios, modos e estados de consciência estão sendo vividos simultaneamente pelos bilhões de indivíduos e pelas diversas parcelas da humanidade – do astronauta à tribo isolada na Amazônia passando pelas populações urbanas, pelos operários urbanos, pelos   agricultores e demais grupos humanos.  Do mesmo modo como as espécies evoluem em biodiversidade, evolui a noodiversidade, a diversidade das consciências. Atualmente, as intensas interações, conexões, contatos e diálogos facilitados pelas tecnologias da comunicação e da informação e pelas redes sociais aceleram a sinergia entre ideias e a expansão da noodiversidade. Esta é mais ampla do que a biodiversidade ou a diversidade social e cultural, pois é fluida, mutante, impermanente, intercambiável, sofre influências e transformações constantes e tem a sua dinâmica própria. Aprende-se a partir do estágio, do estado e do modo de consciência em que cada um se encontra.  Ela pode ser des-condicionada em seus aspectos culturais e sociais. Um mesmo indivíduo pode apresentar ao longo de um único dia, variações de humor, de lucidez ou confusão mental, de estabilidade ou instabilidade emocional, de depressão ou euforia. A noodiversidade considera os vários estados de consciência - vigília, sono sonho, meditativo, êxtase.  Cada pessoa que se conecta numa rede social é um neurônio que atua na rede neural de um cérebro global planetário. É parte ativa da noosfera. Torna mais explícita e visível a noodiversidade humana.


[1] As repercussões dos aprimoramentos tecnológicos sobre a vida humana, para o bem e para o mal, são discutidas por Joel Garreau em seu livro Radical Evolution.

Nenhum comentário: